segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sábado é dia de super competição estadual

A Mastercup
No próximo sábado acontecerá na sede da Portuguesa Carioca a Master Cup Estadual que reúne os 8 melhores classificados no ranking da Fefumerj (Disco - Livre) numa disputa todos contra todos.

O Ranking
O ranking considerou a pontuação das 4 etapas que ocorreram em 2009 e a classificação ficou assim:
1º Horácio (A.A. Portuguesa)
2º Alênio (A.A. Portuguesa)
3º Glaiton (A.A. Light)
4º Waner (Bangu)
5º Claudio (A.A. Light)
6º Roberto (A.A. Light)
7º Jonas (A.A. Portuguesa)
8º Hércules (Afumig)

Os Favoritos
Pelo histórico os favoritos ao título são os atletas da Portuguesa, que neste ano ganharam o brasileiro de equipes e o Hércules que ficou entre os 4 primeiros do Brasileiro de 2007. Mas a competição está aberta, apesar do grau de dificuldade, Light e o Bangu querem desbancar os favoritos.

A provável Tabela
Caso seja seguido o que está previsto os jogos serão os seguintes:







Taça José Luzia

Quinta-feira (01/10/2009) terá início a última competição interna da Light no ano de 2009. A Taça José Luzia, homenagem a um ex-companheiro da Associação, acontencerá em outubro e novembro, podendo se estender até as primeiras semanas de dezembro. A competição terá duas ligas distintas Azul e Vermelha; cada uma terá 7 competidores, jogarão todos contra todos dentro de sua liga e o campeões serão os que somarem mais pontos em suas respectivas ligas.
Calendário Liga Azul

Calendário Liga Vermelha


Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias

b) Saldo de Gols

c) Contronto direto

d) Penaltis

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Benfica - Campeão do 2º Turno

Rodada decisiva na noite de quinta-feira (24/9/9), tirei uma foto do algoz antes do jogo.


O Grêmo precisava da vitória, mas o Holanda cometeu mais um crime, 2x0 contra um time sob pressão.

O jogo teve um lance polêmico e resolveram chamar o árbitro que mais roubou no futebol de mesa do Brasil (he he), não deu outra, roubou de novo, o Grêmio chiou e o Holanda, de forma cavalhera abdicou da falta (que segundo a equipe do Grêmio não existiu, e a polêmica continua).

Mesmo com convicção, o Grêmio reconheceu seu erro de ir contra 2 (tudo bem que são ceguinhos) cedeu propositadamente 2 lances, mas o Holanda de novo não quis chutar, daí o Grêmio fez falta proposital, desta vez o Holanda chutou a gol para que o jogo seguisse em frente.

O Holanda estava com a régua afiada e fez 2 gols, a noite não era do Grêmio que acertou a trave 2 vezes e próximo dela pelo menos mais duas vezes; por sua vez o Holanda também teve chance de ampliar numa defesa espetacular de Danrlei e em contra-ataques bem armados. No final do jogo o árbitro ladrão saiu sem escolta policial.

Enquanto isto na mesa ao lado o Benfica venceu de forma apertada o Celeste que fez um jogo equilibrado por 1x0 e sagrou-se campeão do 2º turno.

Impressionante a campanha do Benfica, foram 8 vitórias em 9 jogos, somente perdendo na estréia para o Grêmio. Parabéns Cláudio!!!

Restou ao Grêmio o consolo de ter ficado com a segunda posição tanto no 1º turno, quanto no 2º turno e torcer para que no próximo ano o critério mude e seja considerada a campanha dos dois turnos. Critério que também teria beneficiado o Bayern e o Nacional que lutaram pela liderança nos dois turnos.


A grande final
Na próxima semana teremos a grande final para ver quem é o Campeão da Light 2009, Chicão (direita) e Cláudio (esquerda - foto abaixo) fazem a grande final.

E o 2º Turno terminou assim (falta computar dois jogos). O Nacional em caso de vitória alcança o Grêmio na pontuação, mas ultrapassa no saldo, o mesmo podendo acontecer com o Bayern. A classificação (quase) final está na última tabela.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Final do Segundo Turno - Quinta (24/9)

A rodada de 17/9 praticamente definiu o segundo turno. O Grêmio conseguiu vencer o Iguaba por 3x1, mas praticamente morreu abraçado com o Nacional ao empatarem em 0x0. O Nacional ficou sem chances de conquistar o segundo turno ao ser derrotado pelo Bayern em jogo atrasado por 2x1.

Amanhã acontecerá a final do segundo turno do Campeonato interno da Light. O título está na mão do Benfica e caso confirme o favoritismo no jogo contra o Celeste, fará a final contra o Chicão (Campeão do primeiro turno).

O Grêmio é o único time ainda com chances de ultrapassar o Benfica, mas são poucas pois precisa vencer a Holanda (fazendo saldo) e torcer por um empate do Benfica diante do Celeste.
Segue a classificação atualizada:


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Próxima Postagem

Na próxima postagem estarei divulgando os resultados da Taça Rio que foi a última etapa do Estadual e classificou os 8 melhores do ranking do RJ para o Master que será disputado em 3 de outubro. (meu tempo está curto).

Rodada 10/09/2009 - Campeonato Interno

No dia 10/09 teve rodada quase decisiva na Light, pois o Benfica havia ganho 3 partidas seguidas contra fortes adversários (Iguaba, Bayern e Holanda), o Botafogo havia batido o até então invicto Grêmio, o que colocou fogo no segundo turno. Benfica, Grêmio e Nacional tem 3 pontos perdidos cada. A vantagem do Benfica é grande, pois colocou tanto Grêmio como Nacional na obrigação de ganhar todos os confrontos até o final.

Na rodada o Grêmio enfrentava o Real Madrid (conhecido pelos empates e forte defesa) na obrigação de vencer. O Benfica enfrentava o Meridional e o Bayern enfrentava o Botafogo.

Grêmio 3 x 0 Real Madrid
Apesar do placar o Real Madrid colocou duas bolas na trave do Grêmio. Com este resultado o Grêmio segue na luta, mas tem que vencer seus últimos 3 compromissos para conquistar o segundo turno.

Benfica 3 x 0 Meridional
Um 'absurdo', pois paguei 'mala branca' para o Meridional segurar o Benfica e o velhinho embolsou meu dinheiro e entregou o jogo. Quero meu dinheiro de volta!!!!

Bayern 6x2 Botafogo
Resultado atípico, o campeão do primeiro turno parece desmotivado. Grande vitória do Bayern

Nacional 1 x 0 Real Madrid
Em jogo atrasado o Nacional venceu a forte defesa do Real Madrid e também continua na briga pelo título do 2º Turno.

Com estes resultados e os colocados no final deste post, o 2º turno ficou assim:

Grêmio 0 x 1 Botafogo
Benfica 2 x 0 Iguaba
Botafogo 1 x 0 Celeste
Meridional 1 x 0 Iguaba
Real Madrid 3 x 0 Celeste
Benfica 4 x 3 Holanda
Benfica 3 x 0 Bayern
Holanda 1 x 0 Meridional
Nacional 3 x 1 Botafogo
Nacional 1 x 0 Holanda


Jogo decisivo na próxima quinta-feira

Grêmio e Nacional se enfrentam às 21 horas (jogo atrasado), quem perder está fora da briga pelo título, se empatarem os dois morrem abraçados e a vaga fica na mão do Benfica.
Existe equílibrio nesta disputa, mas o Nacional leva uma pequena vantagem na história deste clássico. As duas equipes já se enfrentaram 13 vezes com 6 vitórias do Nacional, 5 do Grêmio e apenas 1 empate. O Nacional já marcou 18 gols contra 14 do Grêmio. Chegou o momento de tentar deixar tudo igual. Dá-lhe Grêmio!!!
A vida do Grêmio não está fácil, pois antes de enfrentar o Nacional o Grêmio terá que passar pelo Iguaba às 20h, só a vitória mantém as chances do tricolor gaúcho.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

1º Torneio Brasileiro de Clubes

Foi realizado no dia 05 de Setembro de 2009, nas instalações do Vasco da Gama, em São Januário, o primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes na modalidade Disco Livre. A Portuguesa Carioca sagrou-se Campeã, ao vencer nos pênaltis (1x0) a Riograndina do RS, que ficou com o vice-campeonato.

A A.A.Light foi representada por Glaiton, Roberto, Cláudio e Vinicius (foto abaixo da esquerda para direita).

Como são muitas informações e fotos, estarei atualizando por etapas esta postagem. Qualquer omissão ou erro nos comentários não é intencional, mas surgem da dificuldade de acompanhar jogos simultâneos e depois lembrar dos fatos e relatá-los conforme aconteceram sob uma perspectiva passível de falhas.

Participantes

Grupo 1
ARFM (RS)
Combinado (RS, SC)
Portuguesa Carioca (RJ)
Vasco (RJ)

Grupo 2
Academia de Pelotas (RS)
Afumig (RJ)
Bangu (RJ)
A.A.Light (RJ)


Na fase de grupo a Light somou 11 pontos, ficando em 3º em seu grupo e perdendo a vaga nas semi-final para a Afumig que somou 14 pontos, em primeiro ficou a Academia com 23 pontos.

Semi-finais

ARFM (RS) x Afumig (RJ).
Nos 3 jogos, 3 vitórias da Riograndina.
Alex x Sydnei
Duda x André
Silvio x Anderson

Academia de Pelotas (RS) x Portuguesa Carioca (RJ)
Augusto 0 x 0 Horácio
Mateus 1 x 1 Jonas
Vinhas 1 x 2 Alenio

A Academia saiu na frente e faltando 6 minutos para o final estava se classificando. O primeiro a marcar foi Mateus contra Jonas, algum tempo depois Alenio deixou tudo igual fazendo seu primeiro gol (de biobol) em Vinhas, que demorou um pouco, mas empatou o jogo colocando de novo a Academia na frente. Faltando aproximadamente 5 minutos, Jonas empatou seu jogo e logo em seguida, Alenio fez 2x1 contra Vinhas (novamente de biobol), restando muito pouco tempo para a reação da Academia.


Final
Riograndina (RS) x Portuguesa Carioca (RJ)

Duda 0 x 0 Horácio Alex 0 x 0 Jonas

Silvio 1 x 1 Alênio
Alenio fez uma 'casinha', impossibilitando a defesa de Silvio, neste chute saiu o gol da Portuguesa.

No final do jogo não faltou emoção, pois Jonas cometeu falta e Alex teve uma chance excelente de marcar, Alex fez o passe certeiro para o atacante próximo a grande área de frente para o goleiro, mas a tensão do jogo fez com que o chute batesse na trave e no goleiro, a bola atravessou o campo e sobrou um pouco depois do meio-de-campo para o chute de Jonas, ele tinha duas opções com atacantes, um chute cortado a meia distância da bola ou um chute longo com o atacante que estava lá atrás na defesa, porém de frente, Jonas optou pelo corte e a bola passou próxima a trave.

Quando o cronômetro tocou a Riograndina ainda teve duas oportunidades, um chute frontal longo e distante com cavador do Duda e um com o com atacante do Silvio posicionado pelo lado direito próximo ao meio-de-campo e a bola na frente da área, os dois chutes não entraram e a decisão foi para os pênaltis.

No aquecimento a Riograndina acertou todos os chutes, só lembro do aquecimento do Jonas e acho que ele errou. Chegada a hora da decisão seriam 3 pênaltis para cada Clube, 1 por Técnico.

1 Alex chutou, a bola bateu na trave e não entrou.

2 Horácio bateu e errou.
3 Silvio bateu e errou ...Jonas observa o chute de Silvio
4 Jonas, posicionou a régua e demorou um bom tempo concentrado, maior silêncio, bateu e vibração dos dois lados, metade viu gol, metade não viu. Os juízes viram (Silvio reclamou por serem dois juízes cariocas).



Foi um lance difícil, quem estava posicionado atrás ou do lado direito de quem estava chutando teve a impressão de trave, mas quem estava de frente para a gol e do lado esquerdo, viu a bola sumir por milésimos de segundo e sair.

5 Muita pressão em cima de Duda, que bateu, mas não marcou, festa da Portuguesa Carioca, 1ª Campeã brasileira de clubes.
Parabéns a Portuguesa que teve por mérito passar por duas fortes equipes gaúchas. A ARFM ficou com o vice-campeonato amargo, pois teve a melhor campanha e foi a única que não perdeu nenhum jogo durante a competição. Em breve estarei atualizando esta postagem com mais informações e as fotos.


Classificação Final do Livre
1º Portuguesa/RJ (Campeã)
2º ARFM/RS (Vice-Campeã)
3ºAcademia Pelotense/RS
4º AFUMIG/RJ
5º LIGHT/RJ
6º Vasco da Gama/RJ
7º Combinado CBFM
8º Bangu/RJ
MODALIDADE LISO
A competição contou com a participação de 9 clubes:
ABC - ES
Academia de Pelotas - RS
ACRA - BA
AFM Caxias - RS
AFUMEPA - RS
AFUMIG - RJ
Clube 2004 - BA
Combinado da CBFM
Vasco - RJ

O texto abaixo foi extraído do Blog da Academia de Pelotas:
A Academia iniciou vencendo o Clube 2004 e o forte time da ABC, formado pelos capixabas Rafael Cosmo, Tiago Feliz e Rodolfo Feliz na primeira fase. Em seguida, uma derrota para a AFUMIG quando a Academia já estava classificada.
Nas semifinais a Academia enfrentou o forte combinado da CBFM, que contava com o baiano Hamilton, um tri-campeão brasileiro. Coube a Marcelo segurar Hamilton, com um empate em 0x0, enquanto Augusto empatava com Carlsson (RN) pelo mesmo placar e Mateus venceu Victor (RJ) por 2x0, classificando a Academia para a grande final.
A final foi jogada contra a ACRA, de Alagoinhas – BA, talvez a entidade que possua os melhores botonistas da modalidade no país, que foi ao RJ com dois campeões brasileiros (Danilo e Aragão) e um bi-campeão baiano (Lucas).
Logo no primeiro tempo, Mateus saiu perdendo de 3x0 para Danilo, ao passo que Augusto sofreu um gol de Lucas e Marcelo um gol de Aragão. Entretando no segundo tempo Marcelo consegue empatar o jogo contra Aragão. Minutos depois, Augusto empata contra Lucas e Mateus consegue marcar dois gols em Danilo, ficando o jogo em 2x3 ao mesmo tempo que os demais estavam empatados.
A ACRA se sagrou campeã, mas a Academia conseguiu mostrar que a cada campeonato a superioridade baiana nos lisos vai diminuindo, embora ainda sejam os favoritos em qualquer competição da modalidade.


Classificação final do Liso
1º ACRA/BA (Campeã)
2º Academia Pelotense/RS (Vice-Campeã)
3º ABC/ES
4º Combinado CBFM
5º Vasco da Gama/RJ
6º AFUMIG/RJ
7º CLUBE 2004
8º Caxias do Sul
9º Combinado AFUMEPA
Equipe da Light no primeiro brasileiro de Clubes

domingo, 6 de setembro de 2009

IV Etapa do Sênior - Fefumerj

A IV Etapa da Fefumerj de Sênior (atletas acima de 45 anos), foi disputada na sede da Light em 29.08.09. Desde o ano passado, em todas competições de Sênior e Master, a Light sempre esteve no pódium, sendo Campeã ou Vice; porém desta vez ficou pelo caminho e não teve nenhum atleta classificado entre os quatro primeiros.



Parabéns a Portuguesa Carioca que teve o Júlio como campeão (atleta convidado nesta modalidade) e o Pedro como vice-campeão; Marcos Moyses e Wanner (Bangu) ficaram em terceiro e quarto respectivamente.
Resta aos velhinhos abaixo treinarem firme para o Estadual que vem por aí. (Se somar a idade dos 6, são quase 600 anos de história e estórias)