segunda-feira, 7 de setembro de 2009

1º Torneio Brasileiro de Clubes

Foi realizado no dia 05 de Setembro de 2009, nas instalações do Vasco da Gama, em São Januário, o primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes na modalidade Disco Livre. A Portuguesa Carioca sagrou-se Campeã, ao vencer nos pênaltis (1x0) a Riograndina do RS, que ficou com o vice-campeonato.

A A.A.Light foi representada por Glaiton, Roberto, Cláudio e Vinicius (foto abaixo da esquerda para direita).

Como são muitas informações e fotos, estarei atualizando por etapas esta postagem. Qualquer omissão ou erro nos comentários não é intencional, mas surgem da dificuldade de acompanhar jogos simultâneos e depois lembrar dos fatos e relatá-los conforme aconteceram sob uma perspectiva passível de falhas.

Participantes

Grupo 1
ARFM (RS)
Combinado (RS, SC)
Portuguesa Carioca (RJ)
Vasco (RJ)

Grupo 2
Academia de Pelotas (RS)
Afumig (RJ)
Bangu (RJ)
A.A.Light (RJ)


Na fase de grupo a Light somou 11 pontos, ficando em 3º em seu grupo e perdendo a vaga nas semi-final para a Afumig que somou 14 pontos, em primeiro ficou a Academia com 23 pontos.

Semi-finais

ARFM (RS) x Afumig (RJ).
Nos 3 jogos, 3 vitórias da Riograndina.
Alex x Sydnei
Duda x André
Silvio x Anderson

Academia de Pelotas (RS) x Portuguesa Carioca (RJ)
Augusto 0 x 0 Horácio
Mateus 1 x 1 Jonas
Vinhas 1 x 2 Alenio

A Academia saiu na frente e faltando 6 minutos para o final estava se classificando. O primeiro a marcar foi Mateus contra Jonas, algum tempo depois Alenio deixou tudo igual fazendo seu primeiro gol (de biobol) em Vinhas, que demorou um pouco, mas empatou o jogo colocando de novo a Academia na frente. Faltando aproximadamente 5 minutos, Jonas empatou seu jogo e logo em seguida, Alenio fez 2x1 contra Vinhas (novamente de biobol), restando muito pouco tempo para a reação da Academia.


Final
Riograndina (RS) x Portuguesa Carioca (RJ)

Duda 0 x 0 Horácio Alex 0 x 0 Jonas

Silvio 1 x 1 Alênio
Alenio fez uma 'casinha', impossibilitando a defesa de Silvio, neste chute saiu o gol da Portuguesa.

No final do jogo não faltou emoção, pois Jonas cometeu falta e Alex teve uma chance excelente de marcar, Alex fez o passe certeiro para o atacante próximo a grande área de frente para o goleiro, mas a tensão do jogo fez com que o chute batesse na trave e no goleiro, a bola atravessou o campo e sobrou um pouco depois do meio-de-campo para o chute de Jonas, ele tinha duas opções com atacantes, um chute cortado a meia distância da bola ou um chute longo com o atacante que estava lá atrás na defesa, porém de frente, Jonas optou pelo corte e a bola passou próxima a trave.

Quando o cronômetro tocou a Riograndina ainda teve duas oportunidades, um chute frontal longo e distante com cavador do Duda e um com o com atacante do Silvio posicionado pelo lado direito próximo ao meio-de-campo e a bola na frente da área, os dois chutes não entraram e a decisão foi para os pênaltis.

No aquecimento a Riograndina acertou todos os chutes, só lembro do aquecimento do Jonas e acho que ele errou. Chegada a hora da decisão seriam 3 pênaltis para cada Clube, 1 por Técnico.

1 Alex chutou, a bola bateu na trave e não entrou.

2 Horácio bateu e errou.
3 Silvio bateu e errou ...Jonas observa o chute de Silvio
4 Jonas, posicionou a régua e demorou um bom tempo concentrado, maior silêncio, bateu e vibração dos dois lados, metade viu gol, metade não viu. Os juízes viram (Silvio reclamou por serem dois juízes cariocas).



Foi um lance difícil, quem estava posicionado atrás ou do lado direito de quem estava chutando teve a impressão de trave, mas quem estava de frente para a gol e do lado esquerdo, viu a bola sumir por milésimos de segundo e sair.

5 Muita pressão em cima de Duda, que bateu, mas não marcou, festa da Portuguesa Carioca, 1ª Campeã brasileira de clubes.
Parabéns a Portuguesa que teve por mérito passar por duas fortes equipes gaúchas. A ARFM ficou com o vice-campeonato amargo, pois teve a melhor campanha e foi a única que não perdeu nenhum jogo durante a competição. Em breve estarei atualizando esta postagem com mais informações e as fotos.


Classificação Final do Livre
1º Portuguesa/RJ (Campeã)
2º ARFM/RS (Vice-Campeã)
3ºAcademia Pelotense/RS
4º AFUMIG/RJ
5º LIGHT/RJ
6º Vasco da Gama/RJ
7º Combinado CBFM
8º Bangu/RJ
MODALIDADE LISO
A competição contou com a participação de 9 clubes:
ABC - ES
Academia de Pelotas - RS
ACRA - BA
AFM Caxias - RS
AFUMEPA - RS
AFUMIG - RJ
Clube 2004 - BA
Combinado da CBFM
Vasco - RJ

O texto abaixo foi extraído do Blog da Academia de Pelotas:
A Academia iniciou vencendo o Clube 2004 e o forte time da ABC, formado pelos capixabas Rafael Cosmo, Tiago Feliz e Rodolfo Feliz na primeira fase. Em seguida, uma derrota para a AFUMIG quando a Academia já estava classificada.
Nas semifinais a Academia enfrentou o forte combinado da CBFM, que contava com o baiano Hamilton, um tri-campeão brasileiro. Coube a Marcelo segurar Hamilton, com um empate em 0x0, enquanto Augusto empatava com Carlsson (RN) pelo mesmo placar e Mateus venceu Victor (RJ) por 2x0, classificando a Academia para a grande final.
A final foi jogada contra a ACRA, de Alagoinhas – BA, talvez a entidade que possua os melhores botonistas da modalidade no país, que foi ao RJ com dois campeões brasileiros (Danilo e Aragão) e um bi-campeão baiano (Lucas).
Logo no primeiro tempo, Mateus saiu perdendo de 3x0 para Danilo, ao passo que Augusto sofreu um gol de Lucas e Marcelo um gol de Aragão. Entretando no segundo tempo Marcelo consegue empatar o jogo contra Aragão. Minutos depois, Augusto empata contra Lucas e Mateus consegue marcar dois gols em Danilo, ficando o jogo em 2x3 ao mesmo tempo que os demais estavam empatados.
A ACRA se sagrou campeã, mas a Academia conseguiu mostrar que a cada campeonato a superioridade baiana nos lisos vai diminuindo, embora ainda sejam os favoritos em qualquer competição da modalidade.


Classificação final do Liso
1º ACRA/BA (Campeã)
2º Academia Pelotense/RS (Vice-Campeã)
3º ABC/ES
4º Combinado CBFM
5º Vasco da Gama/RJ
6º AFUMIG/RJ
7º CLUBE 2004
8º Caxias do Sul
9º Combinado AFUMEPA
Equipe da Light no primeiro brasileiro de Clubes

6 comentários:

Machado disse...

Prezado Glaiton
é um blz ter mais ul blog sobre as noticias do FUTMESA, meus parabens e apartir de hoje é leitura diária para mim
um abraço
Everton Machado
De'Lei AFM
Bagé - RS

Alenio Cheble disse...

Parabéns pela matéria Glaiton. Só não tirou 10 porque meu nome não tem acento e esqueceu que na casinha ou porquinha o gol foi dele, Dente Podre.

Perfeito nos seus comentários!!!

Parabéns pelo trabalho que vem executando no blog.

E saiba que a Portuguesa está muito feliz por essa conquista.

Grande abraço, Alenio Cheble.

GOTHE disse...

Parabéns pela divulgação do Futmesa e pelo registro em particular do Brasileiro de Clubes. Tens um parceiro aqui no sul, no Gothe Gol, e certamente muitos leitores.

Um grande abraço,
Gothe.

Rodrigo Azevedo disse...

Parabéns pelo Blog da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA LIGHT e só de pensar que eu morava aí perto. Quem sabe ano que vem não faça parte da equipe de Liso..vocês jogam essa regra aí?

Se quiser podemos trocar link para os nossos blogs..

Abração

Futmesa Capixaba disse...

Parabéns pelo Blog da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA LIGHT e só de pensar que eu morava aí perto. Quem sabe ano que vem não faça parte da equipe de Liso..vocês jogam essa regra aí?

Se quiser podemos trocar link para os nossos blogs..

Abração

Unknown disse...

Amigo Glaiton

Meus parabéns pelas noticas sobre o fut.mesa, e esperamos que continuem no Ano que vem.
Do velinho que recebeu aquela mala branca cheiro de din din fora de uso, não foi por isso que joguei mal, eu estava com problema de saúde em casa, ( com minha mãe), não entreguei o jogo.

Abraço de seu amigo de sempre

Antônio Carlos( Meridional

Rio, 30 de setembro 2009